Avaliação diagnóstica é aquela feita no início do ano letivo?

Este post revisita um assunto bastante conhecido, mas nem sempre compreendido em profundidade: a classificação das avaliações educacionais em somativas, formativas e ...
Saiba mais

Avaliação externa, avaliação padronizada e avaliação de larga escala: sinônimos?

Os profissionais da área da educação estão intrinsecamente ligados à avaliação. Atividades avaliativas fazem parte do cotidiano de toda escola, seja ela mais ou menos ...
Saiba mais

Simulado X Diagnóstico

Certa vez, durante um curso de formação de gestores escolares, uma coordenadora pedagógica relatou uma das estratégias que sua escola adotava para a promoção da melhoria das ...
Saiba mais

Competências e habilidades na BNCC

A recém homologada BNCC do Ensino Fundamental organiza-se por competências e habilidades. Como já discutimos em outro artigo, essa opção (assim como outras que o documento faz) ...
Saiba mais

BNCC - aspectos básicos

  Mais conhecida pela sua sigla, BNCC, a Base Nacional  Comum Curricular é um documento, elaborado pelo governo federal, que busca estabelecer quais são as aprendizagens ...
Saiba mais

Quem tem medo de errar?

Muito já se disse, em Educação, sobre o valor pedagógico do erro. Errar é parte do aprendizado e constitui rica fonte de informação sobre o pensamento dos alunos: o modo como ...
Saiba mais

Avaliação e motivação para a aprendizagem

Meu colega Tadeu da Ponte, competente especialista em Avaliação Educacional, repete frequentemente uma frase que escolho para iniciar esse post: a avaliação é indutora de ...
Saiba mais

Autoavaliação na perspectiva da avaliação formativa

Uma avaliação é dita formativa quando sua finalidade principal é gerar informações para regular os processos de ensino e aprendizagem enquanto ainda estão em curso. Com isso,  ...
Saiba mais

Intencionalidade pedagógica: o “pulo do gato”

Nesta semana, conduzindo uma formação de professores a respeito da construção e da aplicação de rubricas de avaliação, falávamos das múltiplas possibilidades de uso dessa ...
Saiba mais

Competências na escola: o tempo em disputa

  Folheando o livro “Construir as competências desde a escola”, de Philippe Perrenoud, eu me dou conta que já tem mais de vinte anos da publicação do original, que é de 1997. ...
Saiba mais