Avaliações diagnósticas

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Avaliação diagnóstica da aprendizagem

Diagnosticar as aprendizagens é mais do que aplicar provas e obter delas notas ou pontuações que sintetizam quanto os estudantes estão aprendendo. Diagnosticar as aprendizagens é entender o que eles estão aprendendo, quais são os potenciais e fragilidades de cada grupo de estudantes, a fim de planejar intervenções didáticas que permitam a todos seguir aprendendo.

Isso se torna ainda mais importante e desafiador frente no contexto educacional gerado pela pandemia de Covid-19, com início em 2020.

 

 

Children at school classroom
happy school girls running outdoor at sunny autumn day

Como sua escola está preparada para a retomada?

Sabemos que a pandemia refletiu diretamente na área de educação e como consequência negativa um grande impacto no aprendizado dos alunos.

Uma pesquisa realizada em 500 escolas em maio deste ano pela Explora, o braço de pesquisa da Primeira Escolha em parceria com a Rabbit, apresentou que 75% das escolas entrevistadas realizaram as provas previstas para o ano de 2020, entretanto, 71,69% dos respondentes relataram que o maior problema enfrentado foi a cola com ajuda dos pais.

Um diagnóstico bem-feito e elaborar um plano de ação para recuperar a aprendizagem pode fortalecer a relação com os pais na rematrícula para 2022.

 

Como a avaliação diagnóstica pode contribuir para as lacunas de aprendizagem?

Para que a avaliação diagnóstica possa colaborar com o planejamento, não basta (nem é necessário) que aconteça no início do ano.

É preciso considerar profundamente sua finalidade na forma de elaborar os instrumentos, de modo que os resultados apontem os ajustes necessários entre o plano de ensino e os estudantes.

As perguntas urgentes e necessárias a serem respondidas são: Quanto o aluno perdeu e como posso ajudar minha escola com o plano de ação para maximizar o tempo de aprendizado?

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Avaliação diagnóstica: interna ou externa?


A avaliação interna ou avaliação de sala de aula é insubstituível para produzir diagnósticos para pautar o planejamento dos professores. Mas as avaliações externas podem agregar informações de alta validade ao diagnóstico traçado em várias instâncias da gestão da aprendizagem em redes de ensino ou escolas.


Veja alguns diferenciais usuais das avaliações diagnósticas externas:


✅Comparabilidade dos resultados no tempo, por meio da padronização de instrumentos, matrizes e escalas de avaliação, gerando indicadores que podem ser acompanhados longitudinalmente;


✅Utilização de metodologias diferenciadas que permitem diferentes organizações dos resultados: médias de proficiência, percentuais de aproveitamento, estratificação por temas e/ou habilidade e diferentes níveis de agregação (estudante, turma, ano escolar);

 

✅Referências externas para enriquecer o trabalho dos professores, por meio do acesso às matrizes de referência, a itens de avaliação, desenho dos testes e resultados, etc.

Como é o Diagnóstico Padronizado Primeira Escolha?


De 3º a 6º ano do Ensino Fundamental, inclui avaliações de Matemática e de Língua Portuguesa (leitura, escrita e oralidade), com base em matrizes de referência alinhadas à BNCC;

De 7º a 9º ano do Ensino Fundamental, inclui avaliações nas quatro áreas do conhecimento, usando matrizes de referência alinhadas com as matrizes do ENEM, mas ajustadas à realidade dessa etapa da escolarização;

De 1ª a 3ª série do Ensino Médio, inclui avaliações nas quatro áreas de conhecimento, usando as matrizes de referência do ENEM;

Pode ser realizado 100% on-line, em plataforma própria Primeira Escolha, com monitoramento e segurança, ou pode ser realizado em papel;

Resultados estruturados em Portal de Devolutivas, voltados tanto para os educadores como para os estudantes e suas famílias;

Os resultados incluem médias de proficiência, distribuição por níveis de proficiência, resultados por temas e habilidades, filtros por turma e ano escolar etc.;

 O Portal de Devolutivas contém conteúdo orientador – textos, vídeos, infográficos – para os diversos públicos a que se destinam, visando a que todos se apropriem dos resultados de modo a utilizá-los para melhorar as aprendizagens;

Reuniões de devolutiva on-line com a equipe técnica da Primeira Escolha para favorecer a apropriação dos resultados da avaliação.

Período de aplicação flexível;

O que são as reuniões de devolutiva do Diagnóstico Padronizado Primeira Escolha?

                                                                                               

São reuniões que os profissionais da Primeira Escolha realizam com cada escola participante da Avaliação diagnóstica da Aprendizagem, baseadas nos resultados das avaliações externas, para a apropriação destes dados e informações pela equipe pedagógica da instituição. As Devolutivas Pedagógicas têm os seguintes objetivos principais:

    ✅ Promover compreensão aprofundada dos resultados dos Diagnósticos Padronizados pela equipe pedagógica da escola,              para seu uso efetivo;

    ✅ Estreitar o diálogo entre escola e Primeira Escolha, para gerar melhoria contínua no programa.

As Devolutivas Pedagógicas acontecem  por videoconferência, após liberação dos resultados do Diagnóstico Padronizado e dos Questionários Contextuais.

Em sua realização, coordenadores e diretores da escola se reúnem com profissionais da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de Testes e Medidas da Primeira Escolha, em que os profissionais da Primeira Escolha explicam os resultados da escola, favorecendo à interpretação e elaboração de ações pelos seus gestores.

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