Avaliação Diagnóstica

da Aprendizagem

Entenda as necessidades de seus alunos e ofereça o suporte certo para um aprendizado mais eficaz.

Avaliação Diagnóstica: A Chave para Impulsionar o Ensino e Superar Desafios

A avaliação diagnóstica vai além das tradicionais provas e notas. Ela é uma ferramenta poderosa para entender o que seus alunos realmente estão aprendendo, revelando suas fortalezas e áreas que precisam de atenção. Com essa visão clara, é possível planejar intervenções didáticas eficazes, garantindo que todos avancem no seu aprendizado de forma significativa.

Como a Avaliação Diagnóstica Contribui para Superar Lacunas de Aprendizagem?

Para ser verdadeiramente eficaz, a avaliação diagnóstica não precisa ser feita apenas no início do ano. O mais importante é usar essa avaliação para ajustar o plano de ensino às necessidades dos alunos, permitindo que as lacunas de aprendizagem sejam preenchidas de forma estratégica. Perguntas essenciais como “Quanto o aluno perdeu?” e “Como posso ajudar minha escola a maximizar o tempo de aprendizado?” são fundamentais para o sucesso. Além disso, a avaliação diagnóstica oferece uma visão clara sobre as habilidades que precisam ser reforçadas, permitindo uma intervenção direcionada e personalizada. Com base nos resultados, os professores podem planejar atividades específicas, melhorar o acompanhamento individual dos alunos e criar estratégias para que todos avancem de maneira mais eficiente. Dessa forma, a avaliação se torna um instrumento não apenas de diagnóstico, mas de transformação no processo de ensino-aprendizagem, garantindo que nenhum aluno fique para trás.

Avaliação Diagnóstica: Interna ou Externa?

A avaliação interna é indispensável para o diagnóstico individual de cada aluno e para o planejamento dos professores. Porém, as avaliações externas oferecem dados valiosos, com alta validade, que podem enriquecer o planejamento e gestão da aprendizagem, tanto em escolas quanto em redes de ensino. Diferenciais das Avaliações Diagnósticas Externas:

 

  • Comparabilidade dos Resultados: A padronização das avaliações permite acompanhar o progresso ao longo do tempo, oferecendo indicadores que refletem a evolução da aprendizagem.
  • Metodologias Diferenciadas: Utilização de diferentes formas de organização dos resultados, como médias de proficiência, percentuais de aproveitamento e estratificação por temas e habilidades.
  • Acesso a Referências Externas: Enriquecimento do trabalho docente por meio de matrizes de referência, itens de avaliação e resultados detalhados.
Como Funciona o Diagnóstico Padronizado?

O Diagnóstico Padronizado Primeira Escolha é uma ferramenta completa para a avaliação de aprendizagem em diferentes etapas da educação básica:

 

  • Do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental: Avaliações de Matemática e Língua Portuguesa (leitura, escrita e oralidade), alinhadas às matrizes de referência da BNCC.
  • Do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental: Avaliações nas quatro áreas do conhecimento, baseadas nas matrizes de referência do ENEM, adaptadas para essa fase escolar.
  • Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio: Avaliações nas quatro áreas do conhecimento, com base nas matrizes de referência do ENEM.
  • Modalidade de Aplicação: Pode ser realizado 100% online, por meio da plataforma própria Primeira Escolha, com monitoramento e segurança, ou em formato impresso.
  • Resultados Detalhados: Os resultados são acessados por meio de um Portal de Devolutivas, direcionado a educadores, estudantes e suas famílias, apresentando médias de proficiência, distribuição por níveis de proficiência, resultados por temas e habilidades, além de filtros por turma e ano escolar.
  • Conteúdo Orientador: O Portal de Devolutivas oferece materiais como textos, vídeos e infográficos, ajudando todos os envolvidos a compreender e utilizar os resultados para promover o aprimoramento das aprendizagens.
  • Apoio Técnico: Reuniões de devolutiva online com a equipe técnica da Primeira Escolha, facilitando a compreensão dos resultados e o planejamento de ações pedagógicas.
  • Flexibilidade na Aplicação: O diagnóstico pode ser aplicado em um período flexível, de acordo com as necessidades da instituição.

O que são as reuniões de devolutiva do Diagnóstico Padronizado Primeira Escolha?

As reuniões de devolutiva são encontros realizados pelos profissionais da Primeira Escolha com cada escola participante da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem. O objetivo dessas reuniões é garantir que a equipe pedagógica da escola compreenda e utilize os dados e informações dos resultados das avaliações externas. As Devolutivas Pedagógicas têm os seguintes objetivos principais:

  • Promover uma compreensão aprofundada dos resultados do Diagnóstico Padronizado pela equipe pedagógica, garantindo seu uso efetivo.
  • Estreitar a comunicação entre a escola e a Primeira Escolha, buscando melhorar continuamente o programa.

As Devolutivas Pedagógicas são realizadas por videoconferência, após a liberação dos resultados do Diagnóstico Padronizado e dos Questionários Contextuais. Durante as reuniões, coordenadores e diretores da escola se encontram com profissionais da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de Testes e Medidas da Primeira Escolha que explicam os resultados da escola, ajudando na interpretação e no planejamento de ações pelos gestores.

Contate nossa especialista