Programas de Avaliação

Nossos Programas de Avaliação destinam-se principalmente aos professores, coordenadores e diretores da escola e são desenhados 
para que seus resultados sejam base de ajustes nos programas de ensino e na tomada de decisões institucionais que visam à melhoria
da aprendizagem dos alunos. 

 

Os Diagnósticos Padronizados

São avaliações educacionais externas e padronizadas, desenhadas para possibilitar a identificação de lacunas e oportunidades
de aprendizagem, dentro de uma perspectiva diagnóstica.

São aplicados anualmente, no mês de março,
sendo que,  para o Ensino Médio também está disponível
uma segunda aplicação em agosto.


Os Diagnósticos Padronizados da Primeira Escolha dividem-se em três ciclos:

 

Girl studying at school looking very happy

Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 4º a 6º ano (DPEF456)

Fotos-Divulgação-Formações---Email-MKT---APA

Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 7º a 9º ano (DPEF789)

Student studying in the library with tablet at the university

Diagnóstico Padronizado do Ensino Médio 1ª a 3ª série (DPEM123)

Cada um desses ciclos utiliza uma matriz de avaliação diferente, na qual são especificados os objetos de avaliação e instrumentos diversos, adequados às diferentes faixas etárias e etapas de escolaridade a que se destinam.

A seguir, veja um resumo das principais características dos instrumentos e matrizes desse programa.

 

 

DPEF456

DPEF789

DPEM123

Matriz de avaliação

Elaborada pela equipe técnica da Primeira Escolha e validada por escolas parceiras.

Baseada na Matriz de Referência do ENEM.

A própria Matriz de Referência do ENEM.

Áreas ou disciplinas

Matemática (todos os eixos temáticos da BNCC)

Língua Portuguesa (leitura, escrita e oralidade). 

Matemática

Linguagens

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Matemática

Linguagens

Ciências da Natureza

Ciências Humanas

Instrumentos

 

Provas com 24 itens de múltipla escolha.

Prova com duas propostas de produção escrita.

Dinâmica avaliativa apoiada por protocolos de observação e registro, para a avaliação de oralidade.

Provas com 24 itens contextualizados de múltipla escolha, para cada área de conhecimento.

(Em Linguagens, os itens de Língua Estrangeira contemplam as opções Língua Inglesa
e Língua Espanhola.)

Provas com 30 itens contextualizados de múltipla
escolha, para cada área de conhecimento.

(Em Linguagens, os itens de Língua Estrangeira contemplam as opções Língua Inglesa
e Língua Espanhola.)

Escala de resultados

Resultados apresentados em uma escala padronizada criada pela Primeira Escolha, especificamente
para esse programa.

Resultados na escala do ENEM.

Resultados na escala do ENEM.






 
Obs: a aplicação da avaliação de oralidade, no DPEF456, é feita por profissionais da própria escola, com base nos protocolos fornecidos pela Primeira Escolha
e a partir de uma formação prévia realizada com a equipe de aplicadores.

 

Todos os ciclos dos Diagnósticos Padronizados contam com múltiplos cadernos de prova e os itens de avaliação são elaborados
com alto rigor técnico, para garantir a validade dos resultados no nível das habilidades.

 

resultados plataforma online
Os resultados são liberados para as escolas por meio da plataforma online de devolutivas da Primeira Escolha, que contém diferentes tipos de tratamento dos resultados e diversos materiais de apoio à sua leitura e interpretação.

Após a primeira análise dos resultados, a equipe pedagógica da escola pode agendar uma reunião de devolutiva por videoconferência com a nossa equipe técnica, com o objetivo de aprofundar sua compreensão e favorecer a sua efetiva utilização para o trabalho educativo na escola.

Ainda, como parte do Programa Avaliação para Aprendizagem, a aplicação dos Diagnósticos Padronizados dá direito à participação de profissionais da escola nas formações da Academia Primeira Escolha*.

*Ver condições em "contratação, aplicação e dúvidas frequentes".

Avaliação BNCC

A Avaliação BNCC é uma avaliação externa e padronizada que, no ano de 2018, foi aplicada em caráter piloto nas Redes Estaduais de Ensino de Alagoas e de Sergipe, o que permitiu a consolidação de instrumentos e escalas. De 2019 em diante, ela passa a ser oferecida regularmente pela Primeira Escolha.

Sua aplicação acontece anualmente,
entre os meses de setembro e outubro.

A Avaliação BNCC permite avaliar a proficiência dos alunos em Matemática e em Língua Portuguesa, bem como fazer um levantamento
de suas aprendizagens relativamente às aprendizagens previstas pela BNCC para os anos escolares de 3º a 9º.

Ela foi planejada, essencialmente, com uma finalidade diagnóstica. Isso significa que seu objetivo essencial é contribuir para a aprendizagem por meio do levantamento de informações que suscitem análises sobre a adequação entre o programa de ensino e os alunos.
Em termos práticos, seus resultados devem contribuir para que o professor faça ajustes em seu planejamento e faça intervenções considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos. Especificamente, no contexto de revisão curricular demandado pela implementação da BNCC, a Avaliação BNCC pode contribuir fornecendo algumas pistas sobre quais habilidades já vêm sendo trabalhadas adequadamente pela escola e quais ainda necessitam maior atenção e encaminhamento.


O quadro a seguir elenca as principais características dos instrumentos da Avaliação BNCC:

Anos escolares

Instrumentos

3º a 5º ano

Uma prova contendo 15 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa (leitura) e 15 itens de múltipla escolha de Matemática.

Uma prova de Língua Portuguesa (escrita) contendo duas propostas de produção.

6º ano

Uma prova contendo 19 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa (leitura) e 19 itens de múltipla escolha de Matemática.

7º a 9º ano

Uma prova contendo 21 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa (leitura) e 21 itens de múltipla escolha de Matemática.

 

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Os resultados da Avaliação BNCC são liberados para as escolas e redes por meio da plataforma online de devolutivas da Primeira Escolha
e consistem nas médias estabelecidas nas escalas padronizadas e na distribuição dos alunos nos níveis de proficiência em cada área. Incluem, ainda, o aproveitamento nas habilidades avaliadas.

A adesão à Avaliação BNCC pode, de acordo com o interesse da escola, incluir serviços adicionais de formação continuada de professores e propostas de avaliação formativa. Para saber mais, contate nossa equipe.

 

 

*Ver condições em "contratação, aplicação e dúvidas frequentes".

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