Programa

Avaliação para Aprendizagem 

on-line

 

O Programa Avaliação para Aprendizagem tem por objetivo promover ganhos efetivos

de aprendizagem dos alunos por meio de processos avaliativos de alta validade, da análise

dos resultados e da mobilização dos educadores para a utilização desses resultados.

 

Atualmente, a Primeira Escolha computa mais de 100 milhões de respostas de testes em seu banco de dados. A maior parte delas coletadas digitalmente, em um sistema próprio, concebido especificamente para a realização de testes.

 

Em 2020, quando o contexto da pandemia do Covid-19 exige a reinvenção da forma de fazer educação, a Primeira Escolha está preparada para “migrar” sua principal avaliação educacional padronizada para a modalidade on-line. Trata-se do Diagnóstico Padronizado, que teve sua primeira edição em 2009, atende escolas privadas em todo o Brasil, e que, atualmente, está inserido no Programa Avaliação para a Aprendizagem.

 

O Programa Avaliação para a Aprendizagem é composto por:

Avaliações externas

O Programa Avaliação para a Aprendizagem tem como principal componente o Diagnóstico Padronizado on-line, uma avaliação externa e padronizada que fornece às escolas indicadores de aprendizagem de alta validade, para apoiar a gestão da aprendizagem.

Mas o programa vai além da avaliação externa, abarcando questionários contextuais, reunião de devolutiva e formação continuada para educadores. Isso tudo porque a Primeira Escolha entende que os indicadores de aprendizagem fornecidos pelo Diagnóstico Padronizado on-line tornam-se mais relevantes para a promoção da aprendizagem quando os educadores:


  1. compreendem os resultados em profundidade;
  2. ampliam seu repertório conceitual e prático sobre avaliação;
  3. podem cotejar indicadores de aprendizagem com outras dimensões da atuação da escola.


O propósito das avaliações é o monitoramento anual das aprendizagens dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, em escalas padronizadas. As avaliações que atualmente compõem as opções disponíveis para escolas e redes dentro do Programa Avaliação para Aprendizagem são as seguintes:


Diagnósticos Padronizados:

      • Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 4º a 6º ano (DPEF456), contemplando Matemática e Língua Portuguesa (leitura, escrita e oralidade), com base em matriz própria. Acontece no 1º semestre de cada ano.

      • Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 7º a 9º ano (DPEF789), contemplando as quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), com base na matriz do ENEM. Acontece no 1º semestre de cada ano.

      • Diagnóstico Padronizado do Ensino Médio 1ª a 3ª série (DPEM123), contemplando as quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Utiliza a matriz do ENEM e acontece no 1º semestre de cada ano ou uma vez a cada semestre.

Questionários Contextuais:

O trabalho escolar atravessa tempos e espaços. Visa ao futuro, mas constrói a vida presente. Tem seus próprios espaços, mas deve se desdobrar por sobre o mundo real e virtual. O que alinhava esse trabalho são as relações de confiança, de cuidado, de respeito e de parceria que as pessoas estabelecem. Assim, embora a aprendizagem seja uma dimensão essencial a ser avaliada na escola, há outras dimensões que lhe dão contorno, suporte e propósito.

Os questionários que integram o Programa Avaliação para a Aprendizagem, em 2020, visam a três grupos de respondentes: professores, alunos e famílias, contemplando as seguintes dimensões:

 

  Professores Alunos Famílias
Comunicação Institucional
Suporte Institucional - -
Experiência de Aprendizagem on-line - -
Práticas de Ensino on-line - -
Relações de Amizade e Solidariedade
Desenvolvimento Socioemocional - -

 

 

                                                      Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre os Diagnósticos Padronizados da Primeira Escolha!

 

 

Devolutivas Pedagógicas

São reuniões que os profissionais da Primeira Escolha realizam com cada escola participante do Programa Avaliação para Aprendizagem, baseadas nos resultados das avaliações externas, para a apropriação destes dados e informações pela equipe pedagógica
da instituição. As Devolutivas Pedagógicas têm os seguintes objetivos principais:

  1. Promover compreensão aprofundada dos resultados dos Diagnósticos Padronizados pela equipe pedagógica da escola, para seu uso efetivo;
  2. Estreitar o diálogo entre escola e Primeira Escolha, para gerar melhoria contínua no programa.

As Devolutivas Pedagógicas acontecem  por videoconferência, após liberação dos resultados do Diagnóstico Padronizado e dos Questionários Contextuais.

Em sua realização, coordenadores e diretores da escola se reúnem com profissionais da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de Testes e Medidas da Primeira Escolha, em que os profissionais da Primeira Escolha explicam os resultados da escola, favorecendo à interpretação e elaboração de ações pelos seus gestores.

Assista ao vídeo abaixo sobre as devolutivas pedagógicas da Primeira Escolha no Programa Avaliação para Aprendizagem!

 

 

 

Formações da Academia Primeira Escolha

Essas formações têm por objetivo ampliar o repertório e aprofundar o conhecimento da equipe pedagógica da instituição sobre avaliação educacional em geral, fomentando não apenas o melhor uso dos resultados da avaliação externa, mas também reflexões sobre as práticas
de avaliação interna da escola.


A adesão ao programa dá acesso para os educadores da escola à programação on-line da Academia Primeira Escolha (lives, cursos e oficinas) e dá direito a vouchers para uso nos eventos presenciais de formação (cujas realizações estarão sujeitas à viabilidade perante restrições das autoridades e preservação da saúde dos profissionais da Primeira Escolha e das escolas).


Em 2020, em função do contexto da pandemia de Covid-19, a programação da Academia Primeira Escolha se dará na modalidade on-line. De junho a agosto, teremos lives quinzenais, com Aline Matheus, Tadeu da Ponte e equipe. Diversos temas serão abordados, incluindo práticas de avaliação na educação on-line.

Assista ao vídeo abaixo sobre as formações da Academia Primeira Escolha para o Programa Avaliação para Aprendizagem!

 

Apoiando-se nesses três pilares, o Programa Avaliação para Aprendizagem vai muito além da aplicação dos instrumentos avaliativos aos alunos, contribuindo para mudanças sistêmicas e intencionais na cultura avaliativa da instituição escolar.

Converse com a nossa equipe!