Os Diagnósticos Padronizados
São avaliações educacionais externas e padronizadas, desenhadas para possibilitar a identificação de lacunas e oportunidades
de aprendizagem, dentro de uma perspectiva diagnóstica.
São aplicados anualmente, no mês de março,
sendo que, para o Ensino Médio também está disponível
uma segunda aplicação em agosto.
Os Diagnósticos Padronizados da Primeira Escolha dividem-se em três ciclos:
Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 4º a 6º ano (DPEF456)
Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 7º a 9º ano (DPEF789)
Diagnóstico Padronizado do Ensino Médio 1ª a 3ª série (DPEM123)
Cada um desses ciclos utiliza uma matriz de avaliação diferente, na qual são especificados os objetos de avaliação e instrumentos diversos, adequados às diferentes faixas etárias e etapas de escolaridade a que se destinam.
A seguir, veja um resumo das principais características dos instrumentos e matrizes desse programa.
|
DPEF456 |
DPEF789 |
DPEM123 |
Matriz de avaliação |
Elaborada pela equipe técnica da Primeira Escolha e validada por escolas parceiras. |
Baseada na Matriz de Referência do ENEM. |
A própria Matriz de Referência do ENEM. |
Áreas ou disciplinas |
Matemática (todos os eixos temáticos da BNCC) |
Matemática Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas |
Matemática Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas |
Instrumentos
|
Provas com 24 itens de múltipla escolha. Prova com duas propostas de produção escrita. Dinâmica avaliativa apoiada por protocolos de observação e registro, para a avaliação de oralidade. |
Provas com 24 itens contextualizados de múltipla escolha, para cada área de conhecimento. (Em Linguagens, os itens de Língua Estrangeira contemplam as opções Língua Inglesa |
Provas com 30 itens contextualizados de múltipla (Em Linguagens, os itens de Língua Estrangeira contemplam as opções Língua Inglesa |
Escala de resultados |
Resultados apresentados em uma escala padronizada criada pela Primeira Escolha, especificamente |
Resultados na escala do ENEM. |
Resultados na escala do ENEM. |
Obs: a aplicação da avaliação de oralidade, no DPEF456, é feita por profissionais da própria escola, com base nos protocolos fornecidos pela Primeira Escolha
e a partir de uma formação prévia realizada com a equipe de aplicadores.
Todos os ciclos dos Diagnósticos Padronizados contam com múltiplos cadernos de prova e os itens de avaliação são elaborados
com alto rigor técnico, para garantir a validade dos resultados no nível das habilidades.
Após a primeira análise dos resultados, a equipe pedagógica da escola pode agendar uma reunião de devolutiva por videoconferência com a nossa equipe técnica, com o objetivo de aprofundar sua compreensão e favorecer a sua efetiva utilização para o trabalho educativo na escola.
Ainda, como parte do Programa Avaliação para Aprendizagem, a aplicação dos Diagnósticos Padronizados dá direito à participação de profissionais da escola nas formações da Academia Primeira Escolha*.
*Ver condições em "contratação, aplicação e dúvidas frequentes".
A Avaliação BNCC é uma avaliação externa e padronizada que, no ano de 2018, foi aplicada em caráter piloto nas Redes Estaduais de Ensino de Alagoas e de Sergipe, o que permitiu a consolidação de instrumentos e escalas. De 2019 em diante, ela passa a ser oferecida regularmente pela Primeira Escolha.
Sua aplicação acontece anualmente,
entre os meses de setembro e outubro.
A Avaliação BNCC permite avaliar a proficiência dos alunos em Matemática e em Língua Portuguesa, bem como fazer um levantamento
de suas aprendizagens relativamente às aprendizagens previstas pela BNCC para os anos escolares de 3º a 9º.
Ela foi planejada, essencialmente, com uma finalidade diagnóstica. Isso significa que seu objetivo essencial é contribuir para a aprendizagem por meio do levantamento de informações que suscitem análises sobre a adequação entre o programa de ensino e os alunos.
Em termos práticos, seus resultados devem contribuir para que o professor faça ajustes em seu planejamento e faça intervenções considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos. Especificamente, no contexto de revisão curricular demandado pela implementação da BNCC, a Avaliação BNCC pode contribuir fornecendo algumas pistas sobre quais habilidades já vêm sendo trabalhadas adequadamente pela escola e quais ainda necessitam maior atenção e encaminhamento.
O quadro a seguir elenca as principais características dos instrumentos da Avaliação BNCC:
Anos escolares |
Instrumentos |
3º a 5º ano |
Uma prova contendo 15 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa (leitura) e 15 itens de múltipla escolha de Matemática. Uma prova de Língua Portuguesa (escrita) contendo duas propostas de produção. |
6º ano |
Uma prova contendo 19 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa (leitura) e 19 itens de múltipla escolha de Matemática. |
7º a 9º ano |
Uma prova contendo 21 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa (leitura) e 21 itens de múltipla escolha de Matemática. |
A adesão à Avaliação BNCC pode, de acordo com o interesse da escola, incluir serviços adicionais de formação continuada de professores e propostas de avaliação formativa. Para saber mais, contate nossa equipe.
*Ver condições em "contratação, aplicação e dúvidas frequentes".
Para contratação, aplicação ou para obter mais informações sobre nossos programas de avaliação, por favor, preencha o formulário abaixo.
Desenvolvemos testes para aplicação em empresas e escolas, além de oferecer formações para educadores e gestores.
Conheça nossa política de privacidade.
© Primeira Escolha.