Academia Primeira Escolha

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

 

 
Sobre a Academia Primeira Escolha

A Academia Primeira Escolha é o braço formativo da Primeira Escolha, que atua na formação continuada de profissionais da área de Educação. Ela nasceu da sistematização do conhecimento sobre Avaliação e Gestão Educacional que a equipe técnica e pedagógica da Primeira Escolha veio acumulando ao longo de sua trajetória na elaboração de programas de avaliação e indicadores.

De 2010 a 2014, com esse escopo, a Primeira Escolha realizou formações em dezenas de instituições de ensino, contabilizando a participação de mais de 2000 professores e mais de 200 gestores escolares.

Em 2015, durante a primeira edição da Formação de Inverno, a Primeira Escolha lançou, formalmente, a Academia Primeira Escolha, com um escopo temático ampliado, mas ainda centrado na Avaliação Educacional. Desde então, a Academia tem realizado formações abertas, em sua sede na cidade de São Paulo, bem como formações em escolas de todo o Brasil.

Além disso, anualmente, a Academia Primeira Escolha continua a promover, em julho, sua Formação de Inverno: uma semana de imersão em cursos e atividades formativas diversas, que permitem não apenas o estudo aprofundado das temáticas em pauta, mas ainda uma rica troca entre profissionais da Educação de todo o país.

 

 

Nossos cursos

Avaliação para a aprendizagem: uma questão de escolha
Este curso aborda diversos aspectos relacionados à avaliação, sob a perspectiva de que ela é uma ferramenta para a promoção da aprendizagem. Um dos objetivos é estabelecer conceitos essenciais do campo da Avaliação Educacional, para superar problemas relacionados à polissemia ou a misconceptions que afetam termos tais como: teste, medida, avaliação, competências e habilidades, contextualização, avaliação formativa etc. Outro objetivo é promover uma profunda reflexão sobre as práticas que têm lugar na escola e que giram em torno da avaliação: a elaboração de instrumentos, a atribuição de notas, o alinhamento entre currículo, planejamento, aula e avaliação etc.
SAIBA MAIS
Habilidades metacognitivas e socioemocionais: avaliação para o desenvolvimento
O objetivo do curso é conceituar as habilidades metacognitivas e socioemocionais, a partir do cotejamento de diversos modelos e referências, oriundos, sobretudo, da Psicologia e da Educação. Além disso, o curso pretende promover a discussão a respeito dos possíveis sentidos da inserção dessas habilidades entre os objetivos educacionais, bem como a respeito dos desafios presentes na implementação de tais objetivos.
SAIBA MAIS
Indicadores e devolutivas pedagógicas
A disseminação das avaliações em larga escala trouxe novos olhares à discussão das avaliações educacionais (internas e externas), que destacam os instrumentos avaliativos como intrumentos de coleta de dados. O problema que se coloca, nesse contexto, é: como interpretar a quantidade massiva de informação gerada por avaliações educacionais de modo que se coloquem efetivamente a serviço da melhoria da qualidade da educação? Este curso pretende contribuir para o entendimento do problema e para a construção de estratégias para seu enfrentamento.
SAIBA MAIS
Inovação em gestão educacional
Mudanças de cenário - tais como BNCC, ENEM, políticas econômicas do país, entre outras – geram, cada vez mais, um cenário de ameaças e oportunidades e, consequentemente, surge a necessidade de um olhar mais profundo sobre a Gestão Educacional. A partir de situações práticas do cotidiano escolar e da apresentação de metodologias que possibilitam qualificar o acompanhamento e aumentar a eficácia e a qualidade dos resultados, este curso visa a apresentar os conceitos da Gestão Estratégica, de processos, de pessoas, bem como o processo de gestão do trabalho para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola.
SAIBA MAIS
Oficina de elaboração e análise de itens
O principal atributo que uma avaliação deve apresentar é a validade. Uma avaliação válida é aquela que permite fazer boas inferências a respeito da apendizagem do aluno a partir dos erros e acertos. Para perseguir a validade ao elaborar questões para avaliações, há principios e técnicas a serem seguidas. O principal objetivo da oficina é compartilhar e discutir tais princípios e técnicas, a partir da prática de elaboração e da posterior análise e discussão dos itens de avaliação elaborados pelos participantes.
SAIBA MAIS
Avaliação formativa: da intenção à efetividade
A classificação usual das avaliações educacionais segundo sua finalidade – prognósticas, formativas e somativas – é útil para tipificar pontualmente um determinado processo avaliativo. Nesse sentido, uma avaliação é formativa quando tem a finalidade de permitir o reajuste dos percursos educativos, de modo a promover a aprendizagem do aluno ainda durante o processo. Que uma avaliação tenha tal finalidade não garante, porém, que ela atinja seus objetivos de forma efetiva. Colocar efetivamente a avaliação a serviço da aprendizagem exige uma visão mais sistêmica, obrigando a uma reconceituação do que vem a ser avaliação formativa, como um conjunto de práticas inter-relacionadas que envolve uma série de processos educativos que vão além da própria avaliação. Essa é a problemática que será abordada no curso.
SAIBA MAIS
BNCC - ensino e avaliação

De que maneira a implementação da BNCC pode impactar o ensino e a avaliação na sua escola?

Por meio do estudo do documento, associado à reflexão sobre a prática educativa, vamos nos debruçar sobre essa questão e outras, que cercam o desafio da implementação da base, particularmente no que diz respeito aos processos de avaliação.

SAIBA MAIS

Nossa equipe

 

Momento de desacomodação, reflexão, revisitar nossas práticas e principalmente perceber a necessidade de replanejamento, de construção de novos paradigmas resignificando os diferentes papeis da equipe gestora, professores e alunos no processo educacional.

Testimonial

DÉBORA CASTANHA

Colégio Metodista - SP

Foi muito produtivo. Afinamos o processo de construção de itens, bem como nos fez refletir sobre todo o processo avaliativo. Material excelente assim como o conteúdo.

Testimonial

LUIZ HENRIQUE NEVES

Colégio Catarinense - SC

Fico muito satisfeita com os temas abordados e as estratégias utilizadas.

Testimonial

PRISCILA TOLOSA VIEIRA

SESI São Paulo

É a primeira vez que estou participando. Aprecio a seriedade e competência pedagógica no trato da gestão da sala de aula. O rigor cientifico na elaboração de questões/avaliações é muito bom. E a disseminação desse conhecimento é louvável. Obrigada!

Testimonial

LOIVA URBAN

Colégio Notre Dame - RJ

Tem interesse nas nossas Formações?
Preencha o formulário e entraremos em contato.