Formação de Inverno 

 

 

Edição 2018

De 02 a 06 de julho de 2018, a Academia Primeira Escolha realizou a terceira edição de sua Formação de Inverno, foi uma semana de cursos e outras atividades para profissionais da Educação. A imersão proporcionada pelo evento potencializou as aprendizagens e permitiu intensa troca de experiências entre os participantes, que vieram de várias regiões do Brasil.

Clique e confira nossas edições anteriores

Nesta Edição, foram oferecidos os seguintes cursos:


Avaliação para a aprendizagem: uma questão de escolha
Avaliação para a aprendizagem: uma questão de escolha

Este curso aborda diversos aspectos relacionados à avaliação, sob a perspectiva de que ela é uma ferramenta para a promoção da aprendizagem. Um dos objetivos é estabelecer conceitos essenciais do campo da Avaliação Educacional, para superar problemas relacionados à polissemia ou amisconceptions que afetam termos tais como: teste, medida, avaliação, competências e habilidades, contextualização, avaliação formativa etc. Outro objetivo é promover uma profunda reflexão sobre as práticas que têm lugar na escola e que giram em torno da avaliação: a elaboração de instrumentos, a atribuição de notas, o alinhamento entre currículo, planejamento, aula e avaliação etc.
Habilidades metacognitivas e socioemocionais: avaliação para o desenvolvimento
Habilidades metacognitivas e socioemocionais: avaliação para o desenvolvimento

O objetivo do curso é conceituar as habilidades metacognitivas e socioemocionais, a partir do cotejamento de diversos modelos e referências, oriundos, sobretudo, da Psicologia e da Educação. Além disso, o curso pretende promover a discussão a respeito dos possíveis sentidos da inserção dessas habilidades entre os objetivos educacionais, bem como a respeito dos desafios presentes na implementação de tais objetivos.
Avaliação formativa: da intenção à efetividade
Avaliação formativa: da intenção à efetividade

A classificação usual das avaliações educacionais segundo sua finalidade – prognósticas, formativas e somativas – é útil para tipificar pontualmente um determinado processo avaliativo. Nesse sentido, uma avaliação é formativa quando tem a finalidade de permitir o reajuste dos percursos educativos, de modo a promover a aprendizagem do aluno ainda durante o processo. Que uma avaliação tenha tal finalidade não garante, porém, que ela atinja seus objetivos de forma efetiva. Colocar efetivamente a avaliação a serviço da aprendizagem exige uma visão mais sistêmica, obrigando a uma reconceituação do que vem a ser avaliação formativa, como um conjunto de práticas inter-relacionadas que envolve uma série de processos educativos que vão além da própria avaliação. Essa é a problemática que será abordada no curso.


Além disso, contamos com um “Espaço de Conceituação”, onde os participantes estudaram alguns conceitos que pautam a BNCC, por meio de dinâmicas de trabalho em grupo e com o apoio de diversos materiais instrucionais.



Programação

 

 

2° feira - 02/07

3° feira - 03/07

4° feira - 04/07

5° feira - 05/07

6° feira - 06/07

08h às 12h

Habilidades metacognitivas e socioemocionais - 1

Habilidades metacognitivas e socioemocionais - 3

Avaliação formativa - 1

Avaliação formativa - 3

Espaço de conceituação: BNCC

Avaliação para a aprendizagem - 1

Avaliação para a aprendizagem - 3

Almoço

13h30 às 17h30

Habilidades metacognitivas e socioemocionais - 2

Habilidades metacognitivas e socioemocionais - 4

Avaliação formativa - 2

Avaliação formativa - 4

 

Avaliação para a aprendizagem - 2

Avaliação para a aprendizagem - 4

 

Equipe

 

 Local 

Em 2018, todas as atividades da Formação de Inverno aconteceram na sede da Academia Primeira Escolha, em São Paulo.

 

Tem interesse nas nossas formações?
Preencha o formulário e entraremos em contato.