Habilidades metacognitivas e

socioemocionais: avaliação para o desenvolvimento

São Paulo

Descrição

1. Personalidade, comportamento e pensamento: modelos e definições (4 horas)

Os mundos da psicologia, do trabalho e da educação têm diferentes teorias para explicar os atributos ou traços latentes nos indivíduos. Essas características não diretamente observáveis definem particularidades de cada ser humano já que fazem o sujeito agir a sua maneira em cada situação que experimenta. Compreender os principais modelos e definições decorrentes dessas teorias é um passo importante para identificar habilidades socioemocionais e metacognitivas relevantes para o desenvolvimento dos alunos em sua trajetória escolar. Esse módulo se presta a construir essa síntese e sistematizá-la com os participantes. 

2. O papel da escola no desenvolvimento de habilidades socioemocionais (4 horas)

As primeiras definições de habilidades socioemocionais na educação as resumem como todas as habilidades que são desenvolvidas na escola e que não fazem parte da documentação curricular “tradicional”. Os pesquisadores indicam, dessa forma, que os alunos desenvolvem na escola muitas outras habilidades, para além daqueles que compõem as competências das áreas de conhecimento. Se não faziam parte da “matéria”, tais habilidades emergem das inúmeras interações de crianças, adolescentes e jovens que compõem o corpo discente de uma escola entre si, com seus professores, orientadores e coordenadores, e com as múltiplas situações problema que enfrentam cotidianamente. A tecnologia que nos cerca abre ainda novas camadas de interação.  Nesse módulo os participantes irão discutir modelos e práticas para mobilizar os contextos do desenvolvimento ocasional para intencional das habilidades socioemocionais.

3. A avaliação e o desenvolvimento de habilidades metacognitivas (4 horas)

Prestar atenção às explicações nas aulas, ter disciplina na realização de tarefas, fazer resumos das matérias estudadas, manter a calma na hora das avaliações... Não apenas profissionais da educação, mas também pais e até mesmo os discentes de uma escola sabem listar os hábitos e comportamentos que fazem de um estudante um “bom aluno”. Esses hábitos e comportamentos, no entanto, podem refletir habilidades que regulam as operações cognitivas nos alunos, ou seja, habilidades metacognitivas. Por exemplo, a capacidade de monitorar o próprio pensamento durante uma tarefa cognitiva, ou autorregulação, é uma habilidade que compõe uma competência mais ampla de estratégias para aprendizagem. Da mesma forma, a crença no próprio potencial de transformar atividade cognitiva em aprendizado (e, consequentemente, em desempenho), denominada autoeficácia, é uma habilidade que compõe a competência de motivação para aprendizagem. Esse módulo compartilha a experiência da Primeira Escolha na avaliação das habilidades metacognitivas, bem como evidências com respaldo na literatura para um efetivo desenvolvimento dos alunos no que se pode chamar, de maneira mais ampla, de Aprender a Aprender. 

4. Construção e aplicação de rubricas para avaliação de habilidades por educadores (4 horas)

Além de estabelecerem objetivos de aprendizado, as rubricas devem procurar elencar características observáveis que permitem fazer inferências sobre aquilo que se pretende avaliar. São instrumentos que possibilitam avaliações sistematizadas de diferentes habilidades, para além do engajamento ou esforço empenhado pelos alunos para com as tarefas e atividades que lhes são propostas. Esse módulo aborda princípios e técnicas para a construção de rubricas válidas, que estabelecem critérios e níveis nos quais se pode posicionar os alunos de uma turma, favorecendo o uso formativo das avaliações às quais elas se referem.

Detalhes

 

Carga Horária: 16 horas

Total de vagas: 25

21/03/2018 e 22/03/2018

Horário

08h às 17h30

Rua dos Ingleses, 149

(Sede - Primeira Escolha)

R$ 980,00 

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