Segundo pesquisadores, um protótipo que representa uma personalidade saudável ideal deve estar relacionado ao grau das forças adaptativas do indivíduo, ao quanto estabelece relações maduras e significativas; encontra satisfação e significado na vida, e faz uso efetivo de suas habilidades e talentos.
Essa teoria afirma que pessoas com características de personalidade saudáveis são aquelas capazes de sustentar relacionamentos significativos caracterizados por intimidade e atenção genuínos. São empáticos e responsivos às necessidades e sentimentos dos outros e tem capacidade para reconhecer pontos de vista alternativos, mesmo quando envolve fortes emoções.
Esses sujeitos apresentam padrões morais e éticos, e buscam viver a partir deles, com tendência a serem conscienciosos e responsáveis. Espera-se que fiquem mais confortáveis em situações sociais, se colocando de maneira assertiva quando necessário, podendo apresentar comportamentos mais enérgicos e expansivos, sendo queridos pelos outros.
Pessoas com características saudáveis de personalidade tendem, portanto, a mostrarem-se psicologicamente perspicazes e capazes de entender a si e aos outros.
Demonstram capacidade de ouvir e fazer uso efetivo de informações emocionalmente ameaçadoras, relacionadas a experiências passadas dolorosas, encontrando sentindo e crescendo com elas. Essas pessoas tendem a expressar emoção de maneira apropriada quanti e qualitativamente. Também tendem a ter uma vida com satisfação sexual.
Uma personalidade saudável estaria ainda geralmente relacionada a pessoas que encontram felicidade nas atividades do dia a dia, assim como encontram significado e satisfação em guiar e cuidar dos outros, em pertencer e contribuir com a comunidade, e em ter objetivos e ambições de longo prazo. São capazes de usar seus talentos, habilidades e energia efetiva e produtivamente. Gostam de desafios e tem prazer em resolvê-los. São capazes de se expressar verbalmente, tem senso de humor, e tendem a ver as coisas e lidar com os problemas de modo criativo.
E então, como você mesmo avalia se sua personalidade está saudável?
Alguns teóricos que estudam traços de personalidade esclarecem que as características de personalidade podem ser reconhecidas:
Assim, o padrão de comportamento do indivíduo, que é único, surge da interação das necessidades de cada pessoa.
Um determinado comportamento não pode ser compreendido isoladamente do repertório da pessoa, sendo o contexto ambiental também analisado para explicitar o comportamento individual.
No contraponto, a respeito de uma personalidade pouco saudável, apesar de não haver também um ponto exato dividindo saudável de não saudável, alguns critérios são sugeridos para identificação de psicopatologias. Estes critérios estão relacionados, sobretudo, a deficiência para lidar com determinados elementos, somado a presença desses elementos (interação entre sistemas).
Portanto, não deve-se olhar para as características isoladamente, pois uma psicopatologia:
Contudo, vale reforçar que um psicólogo é o profissional mais capacitado e indicado para uma avaliação de traços de personalidade com o objetivo de levantar psicopatologias. Pois cada pessoa precisa considerar suas deficiências, dentro do seu universo, das suas ações no dia a dia, pois o que pode ser pouco adaptativo para você, não necessariamente pode incomodar ou prejudicar a mim ou aos demais. Cada um é um ser único.
Ivan Rabelo
Especialista em avaliação