O termo competência constitui um conceito complexo e multifacetado. Observa-se distintas discussões em torno da noção de competência no trabalho, suas dimensões e implicações.
Em uma visão geral, as organizações se preocupam em buscar indivíduos capacitados para o desempenho eficiente em determinada função ou mesmo aperfeiçoar em seus empregados as habilidades necessárias para exercer atividades do cargo que ocupam.
As corporações se baseavam em princípios tayloristas de seleção e treinamento e procuravam desenvolver em seus empregados as capacidades para o exercício de destrezas específicas, porém ainda se restringindo às questões técnicas relacionadas ao trabalho e às especificações de cargo.
Em consequência das pressões sociais e do crescente entendimento da complexidade das relações no contexto do trabalho, as organizações passaram a ponderar no processo de desenvolvimento de seus colaboradores também aspectos sociais e comportamentais relacionados ao trabalho e não mais somente as questões técnicas relacionadas à função.
Partindo da premissa de que o trabalho vai além do acúmulo de tarefas ou atividades predefinidas e estáticas, pesquisadores da década de 1990 apresentaram o termo competência como um repertório de atitudes que permitem ao indivíduo adaptar-se a um ambiente cada vez mais instável e orientado para a inovação e a aprendizagem constantes.
Neste contexto, as competências estão relacionadas às atitudes identificadas como relevantes para o alcance de elevado desempenho em um trabalho específico ao longo de uma estratégia corporativa ou mesmo no contexto de uma carreira profissional.
Para além da definição de competência apenas como um conjunto de qualificações que o indivíduo detém, vale destacar a necessidade de compreender a competência dentro de um contexto específico: é necessário que o profissional seja capaz de colocar em prática o que sabe, mobilizando e aplicando qualificações pessoais em função das características do contexto no qual se insere e de acordo com a necessidade da tarefa ou do plano organizacional.
A competência é a capacidade de uma pessoa de gerar resultados dentro de objetivos organizacionais estabelecidos.
Quanto mais eficazmente essas pessoas atuam, mais competentes elas demonstram ser ou mais competência elas demonstram que têm. Nesse tipo de definição, a principal característica ressaltada é a avaliação do desempenho de um indivíduo e essa avaliação é dependente da percepção de outros sobre as características desse desempenho. Há ênfase também nos efeitos das ações de alguém sobre determinado contexto ou situação e não apenas nas características à priori, mensuradas no indivíduo.
Portanto, o papel de qualquer profissional inserido em uma organização é de transformar os recursos com os quais lida em resultados. Esse processo de transformação não tende a ocorrer de maneira descontextualizada e nem espontaneamente, sendo as competências apresentadas pelas pessoas que possibilitam a produção de resultados assertivos.
Ivan Rabelo
Especialista em avaliação