Ciclo de
Eventos

Ao longo de 2021, a Academia Primeira Escolha vai promover uma série de webinários com o propósito de discutir temas variados de avaliação educacional que podem ter especial valor no contexto da educação em tempos de pandemia. E isso não significa apenas tratar das demandas imediatas da suspensão, agora intermitente, das atividades presenciais, mas, sobretudo, das transformações mais profundas que a crise está impulsionando. Nesse cenário, o diálogo e a troca entre os profissionais da educação faz-se mais necessário do que nunca.
Qual é o sentido de avaliar a aprendizagem no atual contexto? De que modo a avaliação ajuda ou poderia ajudar a promover engajamento e aprendizagem? Qual incremento conceitual e metodológico é necessário aos educadores para que adaptem sua forma de avaliar no cenário em que estamos vivendo? Como fazer avaliações remotas de modo que estudantes e famílias atuem de modo favorável à validade dos resultados e não ao contrário? Em que direção vão evoluir as avaliações padronizadas como o ENEM e o SAEB?
Essas e outras questões darão o tom dos nossos webinários, que contarão com formadores da Academia Primeira Escolha e convidados especiais.

Confira a programação!

13/05/2021, 5ª feira, das 19h às 20h15 - Vestibular online com segurança

Com Tadeu da Ponte, Aline Matheus e Guilherme Martins (Insper)

Há pouco mais de um ano, seria inconcebível, para a maior parte das pessoas, a realização de um vestibular de forma totalmente remota, usando as tecnologias digitais. Mas hoje isso já é uma realidade! Neste webinário, será compartilhada a experiência exitosa da Primeira Escolha na realização de vestibulares online, com especial atenção à discussão dos fatores que influem na segurança do processo avaliativo. O caso do Insper, uma das primeiras instituições a realizar um processo seletivo totalmente online no Brasil, com total controle da honestidade intelectual de seus candidatos.


0

25/05/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Design e aplicação de provas online evitando cola

Com Tadeu da Ponte e Aline Matheus

Uma das principais dificuldades que vêm sendo apontadas pelas escolas no que tange à avaliação do ensino remoto é que os resultados sofrem interferência da cola entre os estudantes e, muitas vezes, da colaboração excessiva dos familiares. Neste encontro, serão apresentados dados de pesquisas com as escolas sobre os principais problemas enfrentados nas avaliações no ensino remoto. Pretende-se também discutir estratégias e ferramentas para inibir e driblar esses comportamentos contraproducentes, bem como a necessidade de repactuar o significado da avaliação junto à comunidade escolar.

01/06/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Avaliação diagnóstica e a identificação de lacunas de aprendizagem

Com Aline Matheus, Jeanne Alencar e Marco Antonio G. Barbosa (Colégio Magnum Cidade Nova)

A avaliação diagnóstica tem por objetivo conhecer as aprendizagens dos estudantes para pautar o planejamento de novas ações didáticas. Se ela sempre foi necessária, em tempos de ensino remoto, torna-se ainda mais, uma vez que os resultados alcançados ainda são bastante incertos. Mas fazer avaliação diagnóstica exige atenção à documentação prévia dos instrumentos e à organização dos resultados dos resultados da aplicação. Ainda, exige planejar e atuar efetivamente em função das evidências geradas no processo. Esse será o tema em pauta neste evento.

08/06/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Avaliação processual no ensino remoto

Com Aline Matheus e Tadeu da Ponte

O ensino remoto não propicia as melhores condições para a avaliação por meio de provas tradicionais. Tanto a necessidade de valorizar atividades diversas como a dificuldade de controlar a adesão às regras de realização das provas impulsionam a avaliação processual. Neste encontro, a ideia é discutir procedimentos e pontos de atenção para qualificação dessa prática avaliativa.

15/06/2020, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Avaliação diagnóstica para redes de ensino

Com Tadeu da Ponte, Aline Matheus e Anézio Neto (SEMED – Manaus)

A avaliação diagnóstica tem o mesmo propósito essencial, seja em uma sala de aula seja em uma rede de ensino: pautar o planejamento das ações educacionais. Porém, existem diferenças cruciais entre um e outro empreendimento: na sala de aula, a avaliação diagnóstica pauta o planejamento do professor, enquanto, numa rede, pauta as políticas públicas. Numa rede, a escala de abrangência da avaliação aumenta a complexidade da mobilização de pessoas e recursos e da organização e comunicação dos resultados, que devem alcançar diferentes instâncias de atuação educacional. Ainda, acrescenta-se o desafio do cronograma entre as ações da rede, para fazer cumprir a finalidade diagnóstica da avaliação. Esse será o tema em pauta neste webinário.

22/06/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - O que são rubricas de avaliação e para quê utilizar

Com Aline Matheus e Jeanne Alencar

Rubricas são ferramentas para avaliar qualitativamente produtos e processos de aprendizagem, com critérios coerentes e transparentes. Elas podem ser especialmente úteis para orientar os estudantes antes e após os processos avaliativos, promovendo devolutivas que ajudam de forma efetiva na aprendizagem. Dessa forma, o tema deste webinário contribui com aqueles que querem conhecer meios práticos de dar à avaliação um caráter mais formativo.

06/07/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Dicas de elaboração de itens de múltipla escolha

Com Tadeu da Ponte e Jeanne Alencar

A utilização de diferentes plataformas digitais de ensino remoto tem impulsionado a elaboração de itens de múltipla escolha nas avaliações escolares. Esse tipo de item, entretanto, demanda uma série de cuidados em sua elaboração, a fim de permitir processos avaliativos relevantes e válidos. Neste webinário, a equipe da Primeira Escolha vai compartilhar sua ampla na elaboração desse tipo de item, a fim de colaborar com a prática dos professores.

13/07/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Devolutivas que promovem aprendizagem e engajamento

Com Aline Matheus e Tadeu da Ponte

Segundo Susan Brookhart, uma devolutiva sinaliza ao estudante que alguém se importou o suficiente e pensou sobre o trabalho dele. Dessa forma, uma boa devolutiva deve considerar tanto a dimensão cognitiva como a dimensão afetiva dos estudantes. Isso, entretanto, não significa que boas devolutivas sejam equivalentes a meros incentivos, elogios, cobranças ou “broncas”. Neste webinário, vamos discutir o que a literatura especializada aponta como atributos das devolutivas que realmente promovem aprendizagem e engajamento.

27/07/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - Autoavaliação: como e por quê?

Com Aline Matheus e Jeanne Alencar

O tema da autoavaliação surge e reaparece constantemente na pauta relacionada à avaliação da aprendizagem. Na prática, observamos que gera algum desconforto ou insegurança por parte dos educadores. Para superar esse cenário, vale considerar que o potencial da autoavaliação apenas se realiza quando ela se insere em um programa mais amplo de avaliação formativa e desenvolvimento metacognitivo. Esse será o tema de reflexão deste webinário.

03/08/2021, 3ª feira, das 19h às 20h15 - O papel da avaliação externa nas escolas

Com Aline Matheus, Tadeu da Ponte e Cláudia Naves (Colégio Magnum Cidade Nova)

As avaliações externas já são uma realidade na educação brasileira há algumas décadas. Entretanto, ainda existem controvérsias sobre seu papel, bem como distorções e subutilização do seu potencial. Neste webinário, o objetivo é promover uma reflexão sobre o tema, a fim de contribuir para a superação de posições reducionistas sobre o tema.