Programa

Avaliação para Aprendizagem

O Programa Avaliação para Aprendizagem tem por objetivo promover ganhos efetivos

de aprendizagem dos alunos por meio de processos avaliativos de alta validade, da análise

dos resultados e da mobilização dos educadores para a utilização desses resultados.

Ele é composto por:

Avaliações externas

O propósito das avaliações é o monitoramento anual das aprendizagens dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, em escalas padronizadas. As avaliações externas que atualmente compõem as opções disponíveis para escolas e redes dentro do Programa Avaliação para Aprendizagem são as seguintes:


Diagnósticos Padronizados:

      • Ensino Fundamental 4º a 6º ano, contemplando Matemática e Língua Portuguesa (leitura, escrita e oralidade), com base em matriz própria. Acontece no 1º semestre de cada ano.

      • Ensino Fundamental 7º a 9º ano, contemplando as quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), com base na matriz do ENEM. Acontece no 1º semestre de cada ano.

      • Ensino Médio 1ª a 3ª série, contemplando as quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), utilizando-se a matriz do ENEM. Acontece no 1º semestre de cada ano ou uma vez a cada semestre.

Saiba mais sobre os Diagnósticos Padronizados da Primeira Escolha!

 

Avaliação BNCC 3º a 9º ano do Ensino Fundamental.

Cuja matriz de avaliação está alinhada com as aprendizagens estipuladas pela BNCC para Língua Portuguesa e para Matemática. Acontece no 2º semestre de cada ano.

Saiba mais sobre a Avaliação BNCC da Primeira Escolha!

Devolutivas Pedagógicas

São reuniões baseadas nos resultados das avaliações externas, para a apropriação destes dados e informações pela equipe pedagógica
da instituição. Consistem em videoconferências que reúnem a equipe de coordenadores e diretores escolares com a equipe técnica
da Primeira Escolha.

Formações da Academia Primeira Escolha

Essas formações têm por objetivo ampliar o repertório e aprofundar o conhecimento da equipe pedagógica da instituição sobre avaliação educacional em geral, fomentando não apenas o melhor uso dos resultados da avaliação externa, mas também reflexões sobre as práticas
de avaliação interna da escola.

Conheça nosso catálogo de cursos e consulte a nossa programação semestral.

Apoiando-se nesses três pilares, o Programa Avaliação para Aprendizagem vai muito além da aplicação dos instrumentos avaliativos aos alunos, contribuindo para mudanças sistêmicas e intencionais na cultura avaliativa da instituição escolar.

Converse com a nossa equipe!