Indicadores e Devolutivas Pedagógicas

São Paulo

INSCREVA-SE

Descrição

Add a heading that describes your features. Add a heading that describes your features. Add a heading that describes your features.

1. Análise de dados de avaliações educacionais (4 horas)

As avaliações educacionais padecem de um problema no mundo tecnológico da atualidade aflige muitas organizações: são gerados muito mais dados do que comporta a capacidade dos profissionais para analisa-los. Algumas dezenas de questões de provas respondidas por algumas centenas de alunos geram milhares de informações, que podem ser organizadas e interpretadas de muitas maneiras. Este módulo aborda modelos e métodos para síntese desses dados, orientados a atribuir significados pedagógicos para as informações, pautando melhores devolutivas.

 

2. Análise de resultados de avaliações padronizadas (4 horas)

Usualmente usamos as expressões “avaliações externas” ou “avaliações de larga escala” para denominar programas de avaliação cujos resultados permitem estabelecer comparações válidas entre diferentes grupos de alunos, diferentes anos de aplicação, diferentes instituições etc. Além de serem produzidas por organizações especializadas (externas) para um grande volume de alunos (larga escala), a principal característica desses programas é produzir resultados em escalas de proficiência (padrões) nos quais os resultados e níveis de desempenho podem ser interpretados. Tais avaliações também apresentam informações de referência que permitem identificar as principais lacunas dos alunos que as realizam, o que pode ser significativamente potencializado os métodos de análise apresentados neste módulo. São abordadas também as devolutivas pedagógicas de resultados de avaliações padronizadas para professores e alunos.

 

3. Interpretações, evidências e inferências (4 horas)

O processo de avaliar tem como ponto de partida a coleta sistemática, o processamento e a consolidação das respostas dos alunos aos itens que lhe são apresentados. No entanto, tal processo se completa verdadeiramente com a interpretação dos resultados frente a expectativas pré-definidas e a tomada de decisão sobre ações pedagógicas. Tirar conclusões, ou mais especificamente, fazer inferências sobre os resultados pode implicar em decisões pedagogicamente consistente ou incoerentes. Este módulo aborda possíveis modelos mentais para encontrar evidências nos resultados, a partir da formulação das perguntas certas, para gerar inferências válidas, suportando melhores decisões.

 

4. Construção e monitoramento de indicadores (4 horas)

Se o propósito essencial de uma escola é promover a aprendizagem dos alunos, a gestão dos processos e ambientes de aprendizagem representa a atividade principal de seus profissionais. É necessário, portanto, que determinados resultados possam ser comparados em diferentes momentos no tempo: surge o conceito de indicadores. A construção ou definição de indicadores pressupõe que haja consistência nessa comparabilidade, o que não ocorre espontaneamente. São necessários critérios claros e o estabelecimento de padrões para que os indicadores sejam assim estabelecidos e, uma vez que passam a existir, sejam também monitorados. Com isso, regula-se a aprendizagem, ou seja, a identificação de lacunas seguida da definição de ações pedagógicas específicas passa a acontecer sistematicamente, bem como avalia-se o cumprimento do currículo e o atingimento dos objetivos estabelecidos.

Detalhes

 

Carga Horária: 16 horas

Total de vagas: 25

14/06/2018 e 15/06/2018

Horário

08h às 17h30

Rua dos Ingleses, 149

(Sede - Primeira Escolha)

R$ 980,00
R$833,00 (de 15/04 até 14/05)

INSCREVA-SE