Diagnóstico Padronizado: DPEM123

Identifique lacunas da aprendizagem e avalie alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio

O teste

O DPEM123 é uma avaliação educacional padronizada que se utiliza da matriz de competências e habilidades do ENEM, na íntegra, e projeta os resultados na escala desse exame. Essa modalidade do Diagnóstico Padronizado abrange as três séries do Ensino Médio e objetiva gerar indicadores de aprendizagem comparáveis e intercambiáveis ao longo do tempo, que suportem inferências estatisticamente válidas e com sentido pedagógico relevante.

O que avalia

 

O DPEM123 avalia habilidades e objetos de conhecimento das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, estipulados na matriz do ENEM. A escola recebe materiais de apoio (guias de aplicação, atividades não avaliativas e documentos de fundamentação teórica) e instrumentos de avaliação. Os principais eixos do ENEM que o diagnóstico utiliza como base são:

Competências
Habilidades
Conteúdos

Por que utilizar

A finalidade principal do DPEM123 é fornecer aos educadores da escola uma ferramenta consistente para o acompanhamento da evolução das aprendizagens dos alunos, com resultados que também são comparáveis no tempo. Esse tipo de avaliação permite, a partir dos resultados obtidos, que a equipe gestora e os professores tracem diagnósticos e criem estratégias para a melhoria do ensino.  

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Estrutura

O instrumento avaliativo do DPEM123 é uma prova contendo 30 itens de múltipla escolha, com cinco alternativas, para cada uma das quatro áreas descritas na matriz de referência:

  • Matemática;
  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências da Natureza e;
  • Ciências Humanas.

Os itens são formulados para a avaliação das habilidades do ENEM, por meio de situações-problema contextualizadas, exigindo dos alunos a mobilização de seus conhecimentos. 

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O que a escola recebe

  • Relatório analítico: destinado aos educadores, tem caráter quantitativo; os resultados são organizados por meio de gráficos diversos que indicam o desempenho dos alunos.

  • Relatório pedagógico: também destinado aos educadores, tem a finalidade de fornecer apoio para a interpretação pedagógica dos resultados, os quais são organizados por área. Nesse relatório, ainda são disponibilizados exemplos de itens que compuseram a avaliação.
  • Relatório individual de resultados: destinado ao aluno, contém informações sobre o seu desempenho na avaliação.

Período de aplicação

Por tratar-se de uma avaliação de caráter diagnóstico, as provas são aplicadas no início do ano, no mês de março, de forma que a escola tenha tempo hábil, ao receber os resultados, discutir os resultados e implementar ações de melhoria no mesmo ano que ocorreu a avaliação. 

 

 

 

 

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