Avaliações Educacionais                            Primeira Escolha 

A Primeira Escolha fornece às instituições educacionais avaliações de aprendizagem que se aplicam desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, sempre com a perspectiva de coletar informações válidas e relevantes que auxiliem os educadores
a potencializar a aprendizagem dos alunos.

Externa, padronizada e de larga escala

O tipo de avaliação educacional fornecida pela Primeira Escolha às escolas é comumente chamado de avaliação externa, o que significa que os instrumentos de avaliação são elaborados por um agente externo. No caso das avaliações da Primeira Escolha, elas têm ainda os seguintes atributos: são padronizadas e aplicadas em larga escala.

Avaliação Padronizada

A avaliação é padronizada

O objeto dessa avaliação segue padrões pré-estabelecidos em uma matriz de referência e  seus resultados são mensurados em uma escala padronizada, que não se altera entre as aplicações, permitindo comparabilidade no tempo, por meio da disponibilização de séries históricas de desempenho.

Avaliação larga escala

A avaliação é de larga escala

Remete à sua abrangência. As avaliações externas da Primeira Escolha são aplicadas, anualmente, a milhares de alunos de instituições de ensino de todo o Brasil.

 

 

Em função desses atributos, as avaliações externas da Primeira Escolha servem a propósitos complementares e distintos daqueles das avaliações internas da escola. Estas últimas – importantíssimas – têm por finalidade regular os processos educacionais locais, tanto a partir
da finalidade somativa (de certificação da aprendizagem), quanto da finalidade formativa (regulação da aprendizagem em processo). Já a finalidade essencial das avaliações externas da Primeira Escolha é diagnóstica, fornecendo à escola indicadores de aprendizagem que permitem tomar decisões pedagógicas e organizacionais visando à promoção da aprendizagem, tais como ajustes nos programas de ensino e matrizes curriculares, intervenções diferenciadas para diferentes grupos de alunos etc.

Parceria e diálogo com as escolas

A despeito de  os instrumentos da avaliação externa serem produzidos fora da escola, o bom uso dos resultados demanda que a escola
se aproprie dos propósitos
e dos  resultados dessa avaliação.

A interpretação dos resultados pressupõe seu cotejamento com expectativas que são próprias de cada instituição de ensino, à luz de seu currículo, de suas metas e, de forma geral, de seu projeto pedagógico. A tomada de decisões, em função das evidências coletadas pelo processo avaliativo e de sua interpretação, também só pode ser empreendida pelos profissionais que atuam na escola. 

Por essa razão, a Primeira Escolha compreende que suas avaliações externas ganham valor na medida em que as escolas desenvolvem
maior protagonismo no processo. Pensando nisso, foi criado o Programa Avaliação para Aprendizagem, que congrega avaliação externa, devolutivas pedagógicas e formação continuada.  O objetivo do programa é estreitar a parceria e o diálogo com as escolas, contribuindo
para aumentar o repertório dos educadores acerca do tema da avaliação. 

 

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