A Primeira Escolha fornece às instituições educacionais avaliações de aprendizagem que se aplicam desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, sempre com a perspectiva de coletar informações válidas e relevantes que auxiliem os educadores
a potencializar a aprendizagem dos alunos.
Externa, padronizada e de larga escala
O tipo de avaliação educacional fornecida pela Primeira Escolha às escolas é comumente chamado de avaliação externa, o que significa que os instrumentos de avaliação são elaborados por um agente externo. No caso das avaliações da Primeira Escolha, elas têm ainda os seguintes atributos: são padronizadas e aplicadas em larga escala.
O objeto dessa avaliação segue padrões pré-estabelecidos em uma matriz de referência e seus resultados são mensurados em uma escala padronizada, que não se altera entre as aplicações, permitindo comparabilidade no tempo, por meio da disponibilização de séries históricas de desempenho.
Remete à sua abrangência. As avaliações externas da Primeira Escolha são aplicadas, anualmente, a milhares de alunos de instituições de ensino de todo o Brasil.
Em função desses atributos, as avaliações externas da Primeira Escolha servem a propósitos complementares e distintos daqueles das avaliações internas da escola. Estas últimas – importantíssimas – têm por finalidade regular os processos educacionais locais, tanto a partir
da finalidade somativa (de certificação da aprendizagem), quanto da finalidade formativa (regulação da aprendizagem em processo). Já a finalidade essencial das avaliações externas da Primeira Escolha é diagnóstica, fornecendo à escola indicadores de aprendizagem que permitem tomar decisões pedagógicas e organizacionais visando à promoção da aprendizagem, tais como ajustes nos programas de ensino e matrizes curriculares, intervenções diferenciadas para diferentes grupos de alunos etc.
Parceria e diálogo com as escolas
A despeito de os instrumentos da avaliação externa serem produzidos fora da escola, o bom uso dos resultados demanda que a escola
se aproprie dos propósitos e dos resultados dessa avaliação.
A interpretação dos resultados pressupõe seu cotejamento com expectativas que são próprias de cada instituição de ensino, à luz de seu currículo, de suas metas e, de forma geral, de seu projeto pedagógico. A tomada de decisões, em função das evidências coletadas pelo processo avaliativo e de sua interpretação, também só pode ser empreendida pelos profissionais que atuam na escola.
Por essa razão, a Primeira Escolha compreende que suas avaliações externas ganham valor na medida em que as escolas desenvolvem
maior protagonismo no processo. Pensando nisso, foi criado o Programa Avaliação para Aprendizagem, que congrega avaliação externa, devolutivas pedagógicas e formação continuada. O objetivo do programa é estreitar a parceria e o diálogo com as escolas, contribuindo
para aumentar o repertório dos educadores acerca do tema da avaliação.
Desenvolvemos testes para aplicação em empresas e escolas, além de oferecer formações para educadores e gestores.
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