Avaliações Educacionais


Oferecemos a base para ajustes nos programas de ensino, visando a melhoria da aprendizagem dos alunos

 

O que faremos por você

 

Nossos Diagnósticos Padronizados se destinam principalmente aos professores, coordenadores e diretores da escola, desenhado para que seus resultados sejam base de ajustes nos programas de ensino e na tomada de decisões institucionais que visam a melhoria da aprendizagem dos alunos. 

Ilustração de livro

Os relatórios pedagógicos e o processo de devolutiva fornecidos se prestam à identificação de fragilidades e potenciais dos alunos em habilidades específicas, não tendo a pretensão de qualificar o trabalho da escola como bom ou ruim: é uma ferramenta de trabalho para esses profissionais.

 

SAIBA MAIS

Por que investir?

  • Embasa-se na clareza de que o ensino proporcionado por uma escola decorre de múltiplos fatores que se entrelaçam para promover a aprendizagem dos alunos.
  • Complementa as avaliações internas da escolas.
  • Gera a possibilidade de uma avaliação ampliada no tempo dentro de métricas comparáveis que retroalimentam os processos de ensino com informações respaldadas em bases externas de referência.

10 anos de experiência

Relatório pedagógico integrado

Aplicação em pequena e larga escala

Alta capacidade analítica de resultados

Relatórios individuais de resultados

Diagnósticos precisos e funcionais

 

 

Por que a Primeira Escolha?

Com 10 anos de experiência em avaliações, acompanhamos de perto as inovações tecnológicas, investindo em recursos que permitem extrair mais e melhores resultados. Ampliamos constantemente nosso potencial de monitoramento do desenvolvimento dos alunos. Nosso compromisso é colaborar para um ensino mais eficaz e processos seletivos mais eficientes.

Como fazemos

Base de dados

Após a assinatura do contrato, a escola deve enviar para a Primeira Escolha a base de dados dos alunos do colégio e, em seguida, recebe os materiais para aplicação do diagnóstico.

Análise

Após a aplicação do diagnóstico, a escola devolve os testes preenchidos para a análise da Primeira Escolha.

Processamento de resultados

A Primeira Escolha processa todos os dados e gera os resultados, fazendo análises de cada um dos alunos individualmente.

Devolutivas

A Primeira Escolha envia os resultados e os relatórios de todos os alunos para o colégio.

Reunião de devolutivas

Juntamente com o colégio, a Primeira Escolha faz uma reunião por videoconferência para exposição dos resultados e como entendê-los.

Perguntas frequentes
O que é a Avaliação Integrada Primeira Escolha?

A Avaliação Integrada é composta pelos seguintes ciclos: Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 4º, 5º e 6º ano (DPEF456); Diagnóstico Padronizado do Ensino Fundamental 7º, 8º e 9º ano (DPEF789) e Diagnóstico Padronizado do Ensino Médio 1ª, 2ª e 3ª série (DPEM123). Ela se chama Avaliação Integrada porque avalia ciclos completos de aprendizagem e é composta por uma avaliação de habilidades acadêmicas e uma avaliação de habilidades metacognitivas (socioemocionais).

O que é Avaliação de Habilidades Metacognitivas (Socioemocionais)?

Prestar atenção às explicações nas aulas, disciplina na realização de tarefas, fazer resumos das matérias estudadas, ter calma na hora das avaliações... Não apenas profissionais da educação, mas também pais e até mesmo os próprios alunos sabem listar os hábitos e comportamentos que fazem de um estudante um “bom aluno”. Esses hábitos e comportamentos, no entanto, podem refletir habilidades que regulam as operações cognitivas dos alunos, ou seja, habilidades metacognitivas. Por exemplo, a capacidade de monitorar o próprio pensamento durante uma tarefa cognitiva, ou autorregulação, é uma habilidade que compõe uma competência mais ampla de estratégias para aprendizagem. Assim como a crença o próprio potencial de transformar atividade cognitiva em aprendizado (e, consequentemente, em desempenho), denominada autoeficácia, é uma habilidade que compõe a competência de motivação para aprendizagem. A Primeira Escolha desenvolveu, então, uma avaliação das habilidades metacognitivas para mensurar o desenvolvimento dos alunos no que se pode chamar, de maneira mais ampla, de Aprender a Aprender.

O que é Avaliação Diagnóstica Padronizada? Qual a diferença de simulado?

Diferente dos tradicionais simulados de vestibular, que pretendem a familiarização do aluno com certo tipo de prova, os Diagnósticos Padronizados da Primeira Escolha se destinam principalmente aos educadores da escola – professores, coordenadores e diretores –, e foram desenhados para que seus resultados possam ser usados para apoiar o Planejamento Pedagógico anual das escolas com foco total na melhoria da aprendizagem dos alunos. Os relatórios pedagógicos fornecidos são acompanhados de um processo de devolutiva para apoiar a escola na identificação de pontos fortes e fragilidades dos alunos em habilidades específicas. Em outras palavras, não é uma avaliação DOS profissionais da escola, mas sim uma ferramenta de trabalho PARA esses profissionais. As avaliações internas que os próprios professores e a coordenação pedagógica produzem são importantíssimas para avaliar se os alunos estão assimilando os conteúdos previstos, mas elas, sozinhas, não dão conta de avaliar habilidades metacognitivas e acadêmicas para além dos conteúdos ministrados.

Essa Avaliação Diagnóstica está totalmente atrelada às habilidades citadas e aprofundadas na Base Nacional Comum Curricular, portanto, ao aplica-la, a escola terá um retrato de como estão seus alunos em relação ao estabelecido na BNCC e, com isso, poderá organizar um trabalho pedagógico ainda mais centrado nas lacunas identificadas, possibilitando assim que o aluno tenha acesso à uma educação integral.

E se eu trabalho com Sistema de Ensino ou outra empresa faz avaliação?

Os Sistemas de Ensino oferecem apostilas e avaliações do tipo simulado, ou seja, não há conflito nenhum com o Sistema de Ensino ao aderir a Avaliação Integrada Primeira Escolha, muito pelo contrário. A partir dos dados gerados com a aplicação do Diagnóstico Padronizado, a escola poderá organizar seu trabalho para o ano letivo de forma a trabalhar mais diretamente com as lacunas de cada turma e de cada aluno nas habilidades avaliadas. Assim, a utilização das apostilas e dos próprios simulados oferecidos pelo Sistema serão potencializados, conseguindo adaptar sua aplicação ao contexto de habilidades e conhecimentos de cada conjunto de alunos.

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