Academia

Primeira Escolha

 

O que fazemos?

A Academia Primeira Escolha é o braço formativo da Primeira Escolha, que oferece cursos e oficinas sobre temáticas diversas relacionadas à avaliação educacional, tais como:

Fundamentos de avaliação da aprendizagem

No cotidiano escolar, termos como prova, avaliação, teste, medida, avaliação formativa, diagnóstico, avaliação externa, item de avaliação, descritor etc. são usados com significados os mais diversos. Aprofundar o estudo sobre a avaliação da aprendizagem passa por delimitar de forma mais precisa os significados desses termos, a partir de referências robustas e úteis para os educadores, capazes de desfazer mitos e equívocos.

Elaboração de itens de avaliação

O principal atributo de uma avaliação deve ser a validade, o que significa que ela deve permitir fazer boas inferências a respeito da aprendizagem dos alunos a partir dos dados coletados. Itens desalinhados aos objetivos de aprendizagem, itens mal formulados e “pegadinhas” podem comprometer a validade das avaliações escolares. Para perseguir a validade ao elaborar itens para avaliações, há princípios e técnicas a serem seguidas.

Avaliação
formativa

Usualmente, uma avaliação é dita formativa quando tem como finalidade a promoção da aprendizagem. Na prática, o conceito esbarra na dificuldade de ir da intenção à efetividade. Na Academia Primeira Escolha, entendemos a avaliação formativa como um conjunto de práticas inter-relacionadas que comprovadamente promovem aprendizagem.

Avaliação
diagnóstica

Para que a avaliação diagnóstica possa colaborar com o planejamento, não basta (nem é necessário) que aconteça no início do ano. Mas é preciso considerar profundamente sua finalidade na forma de elaborar os instrumentos, de modo que os resultados apontem os ajustes necessários entre o plano de ensino e os estudantes.

Contextualização em itens de avaliações

A contextualização ganhou força na educação brasileira a partir de diversas diretrizes curriculares e também de avaliações em larga escala tais como o ENEM. Entretanto, acerca do conceito de contextualização no ensino pairam diversas misconceptions, que precisam ser esclarecidas para que, efetivamente, esse conceito se torne uma ferramenta útil aos educadores.

Avaliação de competências e habilidades

A organização da BNCC por competências e habilidades exige atenção especial, pois, a despeito de serem conceitos já amplamente conhecidos em Educação, frequentemente as práticas escolares organizam-se exclusivamente em torno na noção de conteúdo. Avaliar o desenvolvimento de competências e habilidades vai além da mera verificação da aquisição de repertório, exigindo uma abordagem contextualizada, com atenção tanto aos processos cognitivos como aos conteúdos.

Escalas
e TRI

Com a importância crescente das avaliações padronizadas nas últimas décadas (ENEM, SAEB etc.), a Teoria de Resposta ao Item (TRI) ganhou muita visibilidade, mas também se tornou objeto de muitas dúvidas e mistificações. Embora a TRI seja uma metodologia estatística complexa, seus conceitos básicos podem e devem ser conhecidos dos educadores, com especial atenção a suas interpretações pedagógicas.

Avaliações externas e
indicadores educacionais

As avaliações educacionais padecem de um problema no mundo tecnológico da atualidade aflige muitas organizações: são gerados muito mais dados do que comporta a capacidade dos profissionais para analisá-los. Algumas dezenas de questões de provas respondidas por algumas centenas de alunos geram milhares de informações, que podem ser organizadas e interpretadas de muitas maneiras. É preciso método e modelos analisar os dados de modo a atribuir significados pedagógicos para as informações.

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Elaboração de rubricas de avaliação

Colocar a avaliação a serviço da aprendizagem passa por estabelecer objetivos de aprendizagem e critérios de sucesso claros, bem como por qualificar as devolutivas dadas aos alunos. As rubricas de avaliação são ferramentas que podem contribuir para o alcance desses propósitos.

 

Como podemos atuar?

Os cursos e programas formativos da Academia Primeira Escolha podem acontecer de duas formas:

Programas formativos
abertos

Os programas abertos consistem em cursos, oficinas, palestras que se destinam a qualquer interessado: professores, gestores educacionais e outros profissionais que buscam conhecimento sobre avaliação.

Cursos on-line

Há dois cursos on-line disponíveis no momento, ambos no formato autoinstrucional, que significa que você gerencia o seu ritmo de estudo.

Saiba mais acessando os links!

Curso 1 – Monitoramento, feedback e avaliação on-line 

Curso 2 – Novos caminhos para o ensino e para a avaliação

Programas formativos
customizados

Os programas customizados da Academia Primeira Escolha consistem em cursos, oficinas, webinários, elaboração de conteúdo formativo etc. preparados para atender às necessidades específicas de uma escola ou organização.

A customização dos cursos se dá em duas direções: no escopo dos temas a serem tratados e na adequação aos horários e formatos possíveis para cada instituição.

Entre em contato com nossa equipe para agendar uma reunião técnica. Por meio dessa reunião, a Academia Primeira Escolha poderá entender a sua demanda e desenhar um programa para atendê-la.

Nossos princípios norteadores

Os cursos e atividades formativas da Academia Primeira Escolha – em qualquer de suas modalidades – são estruturados de acordo com os seguintes princípios norteadores:

Rigor e profundidade conceitual

Orientação para a prática profissional docente

Valorização da participação e da experiência

Nossa história

A Academia Primeira Escolha nasceu, de um lado, da sistematização do conhecimento que a equipe técnica e pedagógica da Primeira Escolha veio acumulando ao longo de sua trajetória na elaboração de programas de avaliação e indicadores e, de outro, da demanda das escolas para a formação continuada de seus profissionais.

De 2010 a 2014, a Primeira Escolha realizou formações em dezenas de instituições de ensino, contabilizando a participação de mais de 2000 professores e mais de 200 gestores escolares.

Em 2015, durante a primeira edição da Formação de Inverno, a Primeira Escolha lançou, formalmente, a Academia Primeira Escolha, com um escopo temático ampliado, mas ainda centrado na Avaliação Educacional. Desde então até 2019, a Academia promoveu formações abertas, em sua sede na cidade de São Paulo, bem como realizou formações em escolas de todo o Brasil.

Em 2020, como não poderia deixar de ser, a Academia Primeira Escolha adaptou sua forma de atuação, para seguir contribuindo com educadores, escolas e instituições parceiras por meio de atividades remotas síncronas - cursos, oficinas e webinários – ou assíncronas – cursos autoinstrucionais.

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Aline Matheus

Licenciada e mestre em Ensino de Matemática pelo IME-USP. Atuou, por mais de dez anos, como professora de Matemática no ensino fundamental e no ensino médio, nas redes pública e privada de São Paulo. De 2008 a 2018, atuou como formadora de professores no CAEM-IME-USP. Compõe a equipe da Primeira Escolha desde 2015, sendo cofundadora da Academia Primeira Escolha e, atualmente, consultora pedagógica da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento de Testes e Medidas da Primeira Escolha.

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Tadeu da Ponte

Bacharel e mestre em Matemática pelo IME-USP. Especializou-se em programas de avaliação realizados em larga escala, métricas educacionais e testes realizados em computador, especificamente em Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Computer Adaptive Testing (CAT). É fundador e CEO da Primeira Escolha. É membro do National Council on Measurement in Education (NCME). É também professor e coordenador executivo dos processos seletivos do Insper e co-fundador da empresa de pesquisa Explora.

Além de Aline Matheus e de Tadeu da Ponte, os cursos da Academia Primeira Escolha contam com outros professores especialistas – tanto profissionais da equipe da Primeira Escolha como professores convidados externos.

 

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